Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Granjinha/Cando

e Vale de Anta... factos, estórias e história.

Granjinha/Cando

e Vale de Anta... factos, estórias e história.

escavações arqueológicas III - Granginha

28
Abr10

Apetece-me perguntar...

 

O que é que as "nossas" entidades responsáveis pelo nosso património irão decidir...

 

Embora desconhecedor da parte técnica/científica, mas como curioso e do que me é possível observar, pelo senso comum, posso concluir que além do que aqui se vê e o que entretanto se descobriu, temos a confirmação da existência de uma  importante Villae Romana na Granjinha, que se estende pelo espaço em redor da Capela onde agora foram feitas sondagens, confirmando o que há 25 anos se descobriu a uns escassos metros do local, diversas e importantes construções da época romana.

 

Esta fotografia retrata o início do aparecimento dos vestígios romanos tendo surgido posteriormente mais achados reveladores da importância do local, por isso logo que nos seja possível e permitido daremos mais pormenores, pois existem certos condicionantes na sua divulgação.


Poderíamos estar aqui perante mais um espaço que poderia e deveria ser musealizado, para fazer parte do circuito de ruínas romanas a  visitar no nosso concelho!

Seria mais um ponto de interesse turístico, e uma mais-valia !

Mas como os tempos são de "crise", advinha-se, outro destino...

Estou mesmo convencido, que por mais que os responsáveis pela descoberta informem da sua importância, esta será desvalorizada...

A conversa será a do costume o custo/benefício com toda a certeza que não compensará !!!

 

Teremos então umas fotos para memória futura ...